top of page
Escola da Inteligência - EI

Pedagogia do Afeto

_____Estudiosos, como Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), já atribuíam importância à afetividade no processo evolutivo, mas foi o médico, psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962) que se aprofundou na questão. Ao estudar a criança, ele não coloca a inteligência como o principal componente do desenvolvimento. Sua teoria pedagógica diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, defende que a vida psíquica é formada por três dimensões: motora, afetiva e cognitiva, que coexistem e atuam de forma integrada. Segundo a teoria Wallon, as emoções têm um poder de contágio nas interações sociais, evidenciando o seu caráter coletivo, facilmente identificado nos jogos, danças, rituais, onde há simetria de gestos e atitudes, movimentos rítmicos, comunhão de sensibilidade, uma sintonia afetiva que mergulha todos na mesma emoção, que o processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente, que o afeta de alguma forma. Ele nasce com um equipamento orgânico, que lhe dá determinados recursos, mas é o meio que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam.
_____Existem exemplos que provam tais teses como o aparelho fonador. A criança somente irá desenvolver a fala se estiver em um ambiente que desperte isso, com sons que possam ser imitados e outros meios de aprendizagem que a estimulem. Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em cinco etapas: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam. No primeiro ano de vida, a função predominante é a afetividade. O bebê a usa para se expressar e interagir com as pessoas, que reagem a essas manifestações e intermediam a relação dele com o ambiente. Depois, na etapa sensório-motora e projetiva, a inteligência prepondera. É o momento em que a criança começa a andar, falar e manipular objetos e está voltada para o exterior, descobrindo-se. Essas mudanças não significam, no entanto, que uma das funções desaparece.
_____Como explica Izabel Galvão no livro Henri Wallon: Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil, “apesar de alternarem a dominância, afetividade e cognição não são funções exteriores uma à outra. Ao reaparecer como atividade predominante, uma incorpora as conquistas da anterior”. A teoria da afetividade aponta para três momentos: emoção, sentimento e paixão. Na emoção predomina a ativação fisiológica, no sentimento a ativação representativa e na paixão a ativação do autocontrole, na escola proporciona autoconfiança e autoestima. O aprender está ligado no afeto por meio de uma relação segura, alunos e professores trabalham a interatividade e a troca de experiências, facilitando a comunicação, promovendo a união e maximizando as competências e capacidade de cada um. 
_____Celso Antunes afirma em seu livro (A Linguagem do Afeto) que o avanço das ciências sobre como se processa a aprendizagem no cérebro já foi comprovada, e se dá através dos valores transmitidos, assim como é evidente há necessidade da união entre os pais e os professores para o sucesso dessa missão. Em outro livro (Afetividade na Escola) a Pedagogia do Afeto não é, pois, ideologia que se aceita por acreditá-la simpática ou que se rejeita por achá-la singela “perfumaria”. Representa resultado de intenso estudo. Para refletir: A teoria de Henri Wallon ainda é um desafio para muitos pais, escolas e professores. Sua obra faz uma resistência contumaz aos métodos pedagógicos tradicionais. 
_____Numa época de crises, guerras, separações e individualismos como a nossa, não seria melhor começar a pôr em prática nas escolas ideias mais humanistas, que valorizem desde cedo a importância das emoções?

Escola Solidária

_____O Centro Educacional Barros Martins (Colégio Girassol) é uma das poucas escolas brasileiras a ganhar o selo Escola Solidária 10 anos, conferido às instituições de ensino que promoveram projetos relacionados a voluntariado educacional e ganharam todos os selos entregues pelo Instituto Faça Parte na última década. Entenda melhor:
_____Na última década, o Centro Educacional Barros Martins obteve todos os selos conferidos pelo Instituto Faça Parte, organização que promove a cultura do voluntariado educativo no Brasil, o Selo Escola Solidária existe desde 2003 e serve para reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade, divulgar ações e projetos de voluntariado educativo e incentivar essa prática.
_____Desde sua criação, o Selo Escola Solidária já reconheceu 23.688 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os estados da nação. Em comemoração ao aniversário de 10 anos do projeto, o Faça Parte conferiu em 2013 um selo especial às 285 escolas brasileiras que receberam o selo Escola Solidária em todas as edições. 
_____O Selo Escola Solidária foi uma realização do Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, Unicef e OEI, acontecendo a cada dois anos, de 2003 a 2011.
_____O reconhecimento dessa importância é para nossa escola sinônimo de credibilidade pelos mais de 20 anos de trabalho e dedicação, tendo uma equipe comprometida e envolvida em todos os projetos e ações que deram frutos a essa conquista.
WhatsApp Image 2022-09-09 at 07.01.49.jpeg

Educação Integral

_____A Educação com período integral trás para os pais ou responsáveis tranquilidade para que possam exercer suas atividades profissionais despreocupados, sabendo que seus filhos estão sob os cuidados de profissionais que atuam há vários anos nesse segmento. No Período Integral, dentre o horário regular de ensino, é proporcionado: almoço e jantar (cardápio elaborado por nutricionista), lanchinho da tarde, hora do sono, tv a cabo, playground, atividades esportivas na quadra, natação, área verde (ciências naturais), higiene corporal (banho, ensinamento na escovação dos dentes, o hábito de lavar as mãos quando necessário). Ter cuidados com a higiene pessoal é muito importante e indispensável para todas as pessoas, nos propiciona longevidade, viver de forma mais saudável e confortável, sendo essencial para nossa proteção contra diversas bactérias e virus  e deve ser ensinado às crianças desde cedo. 
_____A integração educativo-escolar refere-se ao processo de educar-ensinar, no mesmo grupo, as crianças com idades semelhantes tornam-se mais sociáveis, aprendem a conviver com outras pessoas adultas além da própria família, tais como professoras e recreadoras em constante atenção para que as crianças se sintam confortáveis, como se estivessem em sua própria casa, mas em companhia de amiguinhos. 

Projeto Leitura

_____A leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas facilitando então, a argumentação e vocabulário para a produção de um texto oral ou também escrito. A escola tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo à leitura, pois promove o hábito nas crianças, estas irão crescer sabendo que a leitura enriquece o conhecimento e da grande importância que ela exerce na vida do ser humano.
_____Acreditamos que há grande necessidade do ser humano adquirir ao longo de sua vida uma boa bagagem de leitura, pois além de obter conhecimento, desenvolve um
potencial crítico, para então questionar, duvidar, com isso saber mais e expor opiniões sem medo, e acima de tudo permite interpretar o mundo.

_____Este projeto visa contribuir com os alunos, dando-lhes a possibilidade para que os mesmos possam, usando de sua criatividade, recontar a partir dos seus pontos de vista histórias que chegaram até eles através do discurso oral e escrito. A comunicação é parte inerente do ser humano. Desde cedo procuramos estabelecer comunicação, seja de modo verbal ou não verbal. A escola deve oferecer condições para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos a respeito da língua materna, bem como, dos processos do ato de comunicação. 
 _____A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobre diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos os casos estamos, de certa forma, lendo – embora, muitas vezes, não nos demos conta. Desse modo, a leitura se configura com um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem.

Robótica Educacional

12279017_917462771669060_348004230314249
_____O Centro Educacional Barros Martins (Colégio Girassol), vem por meio desta publicação, prestar seus agradecimentos a Eurico Vaz Vieira, em função dos serviços prestados a esta instituição, como professor de Robótica dos alunos da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Por meio dos ensinamentos passados sobre Robótica, os alunos do Colégio Girassol tiveram diante deles a prova de que, se assim desejarem, podem ajudar a sociedade como um todo, num futuro próximo, através do uso de ideias criativas, base para a formulação de novas soluções de problemas, de novos avanços na ciência, e de formas de melhorar a qualidade de vida de todos. Tudo isso, aliado aos ensinos passados sobre a consciência  que todos, como pessoas, devemos buscar o melhor para a nossa sociedade como um todo, impedindo que tais valores sejam deturpados pela corrupção, violência, egoísmo, e similares. 
_____Tais trabalhos exercidos pelas aulas de Robótica prestadas por Eurico Vaz Vieira, já nos apresentaram resultados surpreendentes. Com base nesses ensinos, os alunos viram na proposta futurista dos robôs a grande oportunidade de mudar a sociedade, tanto que decidiu abraçar essa causa, com o máximo de dedicação que podia. Os frutos da dedicação e empenho dos nossos alunos poderam ser comprovados por todos, pelo prêmio é apenas uma das provas que o ensino e aplicação da robótica em nosso país pode oferecer: Profissionais competentes e éticos que buscam, constantemente, a melhoria da sociedade como um todo, pelo avanço constante da tecnologia. 
68896371_2375512552532533_3337054233097666560_n (1).jpg

1° CAMINHADA SOCIOEMOCIONAL

1ª CAMINHADA SOCIOEMOCIONAL

PROJETO GIRASSOL A FAVOR DA VIDA!

O objetivo do nosso projeto é conscientizar as pessoas ao nosso redor que o suicídio pode ser evitado.

Por que falar sobre suicídio na escola?

Na idade escolar, a percepção do suicídio como forma de findar o sofrimento pode estar atrelada a outras adversidades enfrentadas pelo jovem, seja dentro, seja fora da escola. Questões como bullying e cyberbullying, depressão, relações familiares conturbadas, entre outras, podem estar na raiz do problema.

Vale lembrar que o trabalho de prevenção ao suicídio, especialmente em escolas e no ambiente familiar, é contínuo. Afinal, as questões que podem levar um jovem a um ponto extremo não surgem de um dia para o outro.

PARABÉNS ANGÊLO MIGUEL

O colégio Girassol parabeniza nosso aluno Ângelo Miguel dos Santos Lacerda do 7° ano, que após compor uma poesia para nosso Sarau Literário 2018 recebeu um convite para apresenta-la em uma participação coletiva na Bienal do Livro 2019 . Esse é maior objetivo de nossa proposta pedagógica educar para vida. É gratificante ver as sementes plantadas por nós florescerem em todos os lugares. Ângelo, sua conquista também é a nossa. 
Estamos junto nessa jornada. Afinal, somos Girassóis o ano todo!

bottom of page